Brazilian E-commerce

Pratinha disponibiliza sua produção anual de Vienna Lager

Data: 10/10/2019
Pratinha disponibiliza sua produção anual de Vienna Lager

A tão esperada Caramuru já está disponível e será servida fresca, exclusivamente em pontos de venda locais

Ideal para climas mais quentes, a Caramuru, cerveja do estilo austríaco Vienna Lager, acaba de ser produzida e já está nos barris da Cervejaria Pratinha, de Ribeirão Preto. O rótulo é sazonal e produzido em micro escala devido a seu caráter único de processo de fabricação, no Beer Hack Lab – laboratório de inovação cervejeira da Pratinha.

Para seguir a tradição, o processo de fermentação é aberto e a pasteurização não é realizada, assim mantendo a alta sensibilidade e frescor.

A cervejaria tem o objetivo de entregar um chope extremamente fresco para ser servido e degustado apenas em seu local de origem. Por isso, as vendas ficarão concentradas na região de Ribeirão Preto em bares, restaurantes, empórios e locais especializados.

Cuidado, paciência e respeito às tradições

A Caramuru leva o lúpulo tcheco Saaz e é produzida em tanques abertos, técnica usada na República Tcheca. O tempo de produção também é respeitado e por isso são pelo menos 6 semanas até que possa ser degustada.

Além disso, os tanques de fermentação são abertos e quadrados e foram projetados e executados na nossa região com referência nos modelos europeus, com algumas melhorias tecnológicas como o controle individual de temperatura.

O sócio-proprietário da Cervejaria Pratinha, José Virgílio Braghetto Neto, explica detalhes da produção. “Depois deste processo de fermentação, a cerveja desce por gravidade sem o uso de bombas, evitando assim a oxidação da cerveja, através de uma tubulação preenchida por CO2. Quando chega aos tanques fechados, a temperatura é reduzida a 4 graus para uma maturação de pelo menos 30 dias antes da primeira prova”.

Combina com o que?

Em termos de harmonização, a Vienna Lager Caramuru é uma cerveja muito versátil e pode ser harmonizada com carne de porco, frango grelhado, pizzas, hambúrguer, embutidos, peixe empanado, massas com molho bechamel. “A única restrição são os molhos mais ácidos ou frutados, que podem perder o equilíbrio na combinação”, segundo a sommelière da Pratinha, Bia Amorim.

Dados gerais:

  • Cerveja de baixa fermentação

  • Baixo amargor

  • Entre 4,8% e 5,4%

  • Coloração cobre

  • Corpo médio

  • Aroma de malte e presença de lúpulo

  • Final levemente seco

  • Levemente tostado, com notas de pão

  • Aroma de lúpulos florais

  • Cristalina

  • Espuma volumosa

  • Perfil de maltes ricos em sabores, intensos

  • Carbonatação moderada

  • Bronze, adocicada, maltada, sabor de pão, caramelizada, amargor leve

SOBRE A PRATINHA

Localizada em Ribeirão Preto, a Cervejaria Pratinha, atualmente, tem em seu portfólio mais de 20 rótulos. A carta de cervejas vem colecionando importantes premiações e medalhas de concursos cervejeiros nacionais e internacionais, com destaque para três medalhas de ouro no Mondial de la Bière (2019); Melhor Cerveja das Américas com a Culotte de La Duchesse pela Copa de Cervezas de América e Medalha de Prata como Melhor Cervejaria das Américas, pelo mesmo concurso em 2018.

Outros destaques são premiações no World Beer Awards em design e cervejas (2018), segundo lugar em sustentabilidade no Brasil Brau (2017), medalhas no International Beer Challenge 2017 e 2018 em Londres, Festival Brasileiro de Cerveja em Blumenau, 2018 e 2019 e Aro Rojo no México, 2017 e 2018. Agora com mais 2 medalhas no World Beer Awards de 2019.”

_______________________________________________

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Francine Micheli
ESC Conteúdo Editorial

oitudobem@escconteudo.com
(16)99125.9900

Go Back
Our Instagram
Our Facebook
Pratinha on Untppd
Cervejaria Pratinha. Todos os direitos reservados.